A NOSSA HISTÓRIA
A Associação Centro Social Figure Skating normalmente reconhecida como CSPA – Figure Skating, tem o seu início de atividade em 1984 com sede na cidade de Alfena e teve a sua origem na importante instituição alfenense, o Centro Social e Paroquial de Alfena.
Desde a sua fundação, passaram pelo clube muitos atletas que com imenso orgulho levaram o nome de Alfena por Portugal, pela Europa e outros continentes. Atualmente muitos deles continuam ligados à patinagem como treinadores, juízes ou dirigentes.
Os anos de 2001 e 2002, foram anos de consagração internacional com dois atletas do CSPA-FS a sagrarem-se Campeão da Europa e Vice-Campeão mundial.
Até 2003 foi o maior clube de patinagem artística do país acumulando diversos títulos nacionais em classificações individuais e coletivas.
Nas disciplinas de Dança e Solo Dance assumiu grande notoriedade consagrando campeões nacionais em diversos escalões e conseguindo excelentes resultados a nível nacional.
Destacam-se 5 Taças de Portugal em anos consecutivos, assim como, os vários campeonatos nacionais a nível individual e coletivo. Realça-se uma geração de excelentes patinadores, que pelas aptidões pessoais e acompanhamento técnico do clube permitiu marcar uma era verdadeiramente fantástica na Patinagem Artística em Portugal.
Após um período de menor fulgor desportivo, na época de 2015, o clube participou no Campeonato Europeu de Pares de Dança onde alcançou o 5º lugar.
Em 2016, conseguiu coletivamente o 3º lugar no Campeonato Nacional de Solo Dance e três títulos nacionais a nível coletivo e individual.
Durante o ano de 2017 conseguiu excelentes resultados nas competições distritais tendo vencido várias quer a título coletivo como individual. De salientar os atletas chamados à Seleção Nacional para participação na Taça da Europa onde alcançaram um pódio, vice-campeão e um honroso 4º lugar e um pódio em Pares.
O clube acaba a época de 2018 em 2º lugar no Ranking APP. A nível nacional, entre outros destacamos os títulos de campeões distritais de benjamins.
No mesmo ano, internacionalmente, coloca 4 atletas e 1 par na Taça da Europa de onde atinge como 2º e 3º individual e 3º lugar pares, e um 7º lugar.
Este esforço faz-se desde o nível da formação, demonstrativo do excelente trabalho de base realizado no clube
Atualmente o clube, um dos maiores clubes nacionais, conta com cerca de 79 atletas distribuídos por vários escalões.
Palmarés:
• 5 Taças de Portugal
• 9 Campeonatos Nacionais
• Diversas Taças APP
• 2º - Torneio Distrital de Benjamins 2016
• 3º - Campeonato Distrital de Dança 2016 e 2017
• 1º - Torneio de Encerramento APP 2017
• 1º - Torneio APP 2017
• 3º - Campeonato Nacional de Dança 2017
• 3º - Campeonato Distrital Solo Dance 2017
• Taça da Europa 2018 – Málaga: Espanha
o 2º Individual Solo Dance
o 3º Individual Solo Dance
o 7º Individual Solo Dance
o 3º Pares Dança
• 1º - Torneio Distrital de Benjamins 2018
• 2º - Ranking APP 2018
A NOSSA MISSÃO
A Associação Centro Social Figure Skating, associação de natureza desportiva e cultural, visa promover as qualidades humanas através da formação e do desporto contribuindo para o desenvolvimento económico e social.
OS NOSSOS VALORES
Cooperação
Diálogo
Ética
Independência
Honra
Reconhecimento e Promoção do Mérito
Tradição
Superação
Tolerância
Liberdade de opinião
Valorização das Pessoas
A NOSSA VISÃO
A afirmação da Associação Centro Social Figure Skating como instituição de referência, sendo reconhecida como o clube de melhor desempenho desportivo e de maior qualidade.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Para a concretização da sua razão de ser, prosseguindo o caminho que permita alcançar os objetivos pretendidos, a Instituição reger-se-á por princípios orientadores baseados nos valores instituídos como que códigos e politicas de conduta:
• Promover a pluralidade de ideias e opiniões, respeitando a liberdade de expressão e opinião;
• Criar as condições necessárias visando a melhoria permanente tendo em conta as conquistas passadas;
• Envolver Atletas, Equipa Técnica, Sócios, Pais e Dirigentes nas atividades permitindo a criação de sinergias;
• Privilegiar as relações com a comunidade na organização de atividades de forma a permitir uma melhor integração no meio envolvente;
• Respeitar a individualidade de cada um, mas focados no todo. Os recursos da instituição estão ao serviço de todos para atingirem os objetivos.